sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

A MÚSICA E OS DIREITOS HUMANOS.

“Mas enquanto um homem tiver forças para sonhar,
ele pode libertar sua alma e voar.” (Earl Brown)

01. ELVIS foi o primeiro cantor nos EUA nos anos 60 e 70 a se apresentar em público acompanhado de músicos negros. Conta-se que o cantor ELVIS PRESLEY recebeu um pedido especial dos organizadores de um Show no Texas no sentido de que evitasse levar as suas cantoras negras do grupo musical “Doce Inspiração” porque naquele Estado os negros não eram bem vindos. Era uma época de fortes conflitos raciais e a arte esteve a serviço da liberdade. 

02. Nas raízes das baladas que trouxeram a onda renovadora da contra cultura estão estas musicas e estes personagens nunca esquecidos pela história porque tiveram a coragem de fazer algo pela humanidade, ao seu jeito e com os dons de que dispunham. Era mais do que apenas cantar, a questão era "se viver um sonho".

03. Elvis respondeu que se tem algum lugar onde um negro não é digno de entrar, então um homem branco também não deve entrar pelos mesmos motivos, e Elvis levou as suas cantoras, inclusive as cantoras do Grupo, ainda fazem apresentações com a Banda de Elvis, elas emocionaram as milhares de pessoas no Show que fizeram no mês passado em Curitiba, cantavam segundo no nome do Grupo Vocal "doce inspiração", cantava como anjos, se é possível imaginar como os anjos cantam, e com uma potência vocal e uma beleza simplesmente inigualáveis, ainda mais por se tratar de artistas com quase 80 anos de idade.

04. Em homenagem ao grande ser humano NELSON MANDELA que dedicou a sua existência aos Direitos Humanos e ao direito de um ser humano ser avaliado pelo seu valor moral e não pela cor de sua pele, escolhi neste tempo tão especial, uma música feita especialmente para ELVIS PRESLEY e apresentada em 1968 retratando o momento político e social nos Estados Unidos ainda chocados pela violência letal contra KENNEDY E LUTHER KING.

05. A canção fala sobre esperança, ideais e da grandeza humana, de sua inesgotável capacidade de sonhar. Elvis apresentou-se de branco com um lenço vermelho fazendo menção ao sangue dos homens que lutaram pelos direitos civis dos irmãos negros nos E.U.A. É uma bela canção e uma bela história que os nossos jovens, incluindo meus filhos, deviam conhecer para entrar em contato com as energias psíquicas geradas pela arte e que tiveram o poder de mudar uma era, para quem sabe também conseguirem mudar para melhor o mundo e a nação onde vivemos.

06. A postagem de hoje também tem o significado de agradecimento a todos os alunos com quem trabalhei este ano, mas muito especialmente os alunos da Disciplina "Direitos Humanos" para quem estas palavras por certo terão um sentido especial depois da conclusão de nossa jornada neste semestre. Agradeço às Instituições e aos Colegas Professores, que possibilitaram os trabalhos neste ano e aos meus alunos de quem serei eterno devedor.

07. Ficam aqui meus votos de um Feliz Natal e um Ano Novo com novas luzes e aromas, tenhamos todos, um ano melhor.


lf  I Can Dream – “Se eu posso sonhar”

Deve haver luzes mais brilhantes em algum lugar,
Tem que haver pássaros voando mais alto no céu mais azul.
Se eu posso sonhar com uma terra melhor,
Onde todos os meus irmãos caminham de mãos dadas,
diga-me: por que meu sonho não pode se realizar.

Deve haver paz e compreensão muito breve,
Ventos fortes que motivam a esperança
De empurrar para longe a dúvida e o medo.
Se eu posso sonhar com um sol mais brilhante
Que ilumine a esperança sobre todo o mundo,
Diga-me: acaso não é usual que o sol apareça?

Estamos perdidos numa nuvem espessa de chuva,
Estamos presos num mundo perturbado pela dor.
Mas enquanto um homem tiver forças para sonhar,
Ele pode libertar sua alma e voar.

No fundo do meu coração há uma pergunta ansiosa
Mas estou certo que a resposta virá de alguma forma
Lá fora no escuro há uma vela acenando
E enquanto eu puder pensar, enquanto eu puder falar
Enquanto eu puder ficar em pé, enquanto eu pude andar,
Enquanto eu puder sonhar, por favor,
Deixem meu sonho se tornar realidade.






Um comentário: